ESTAÇÃO IBIKE PARAÍSO - LIBERDADE, SP

Containers e Bicicletas com a mesma essência 


A ideia de que uma bicicleta é algo pratico de se transportar e usar nos remete a ideia de um container, que tem as mesmas qualidades. Ao juntar os dois nasce a Estação iBike Paraíso, em São Paulo, pela empresa Vernare Projetos.


De acordo com os arquitetos, a ideia de usar container como material para os bicicletários vem exatamente pela mobilidade, rapidez de montagem e desmontagem, o design e o fácil acesso aos ciclistas, preferencialmente próximo a metrôs em pontos estratégicos não só de São Paulo, mas pelo país. O modelo do bicicletário se adapta ao contexto urbano em que se insere. Nesse caso, utiliza-se de um container e mais uma metade, com acabamentos customizados de paredes e pisos da área disponibilizada pela prefeitura de São Paulo, ao lado da estacão Paraíso, no bairro Liberdade.




O banco (Itaú) e a administradora Tembici exigiu que o espaço pudesse abrigar 52 bicicletas sendo duas por rack, propriamente desenhado pela mesma. As características principais de estrutura e acabamento do container foram mantidas, criando apenas recortes e encaixes de vidros visando a iluminação natural do bicicletário, o resto permanecendo igual a estrutura original.


Pelo trafego de pessoas ser quase ininterrupto (o espaço tem o mesmo horário de funcionamento do metrô), construíram também sanitários e colocaram forro de gesso e paredes também revestidas de gesso e lã de rocha como isolante termo-acústico. Ar condicionado e equipamentos de entrada de energia são localizados perto da porta do container, visando a parte de aproveitamento interior até na hora de mexer tecnicamente nos equipamentos. O piso interno é emborrachado tipo pluri goma, pela facilidade de limpeza e mantimento, e o acesso exterior foi adaptada ao acimentado para ter pleno acesso. 






@outraarquitetura @do_blog