ESTÁDIO RAS ABU ABOUD - FENWICK IRIBARREN ARCHITECTS


O gigante!


Pensar num container como uma forma de construção é uma coisa nova ainda, mas que promete ser um caminho alternativo para construir com sustentabilidade e modernidade. Agora se é difícil pensar nisso como algo ÚTIL pra arquitetura e construção, imagina pensar em um ESTÁDIO a base de container? É difícil imaginar? Não precisa, pega esse projeto:

A empresa Fenwick Iribarren Architect (também responsável por estádios na Noruega e Casablanca) nos mostra vídeos e imagens do sétimo de oito estádios criados para a Copa Do Mundo de 2022, no Qatar.

O estádio programado para confortar 40.000 torcedores, tem como base blocos de construção modulares e containers marítimos. Com assentos removíveis, vestiário e tudo mais o que um estádio tem que ter. Já dizia o secretário geral do supremo comitê da copa, Hassan Al Thawadi: “Esta sede oferece o perfeito legado, capaz de ser remontado em uma nova locadidade de forma integral ou reutilizado em várias pequenas praças culturais e esportivas. Tudo em um estádio que entregará a atmosfera que os torcedores esperam em uma Copa do Mundo, e que faremos de forma ainda mais sustentável do que faríamos. Estou encantado com este design e confiante que o Ras Abu Aboud se tornará um exemplo para os mega eventos que virão depois.”

A ideia é fazer com que os containers depois do mundial sejam separados e usados em outros lugares, até do mundo, dando espaço a um parque no baía de Doha, onde a construção será erguida. Além disso, o material garante reduzir o lixo gerado e a emissão de carbono na atmosfera. De dentro do estádio, é garantida uma visão única beira-mar de Doha, ainda com localização perto ao aeroporto e o match perfeito: os estádio feito de container ao lado do Porto da capital. Ras Abu Aboud tem previsão para ser entregue em 2020, dois anos antes do mundial, e receberá jogos até as quartas de final.

A copa do Qatar por completo tem a ideia de estádios sustentáveis que oferecem uma continuidade ao trabalho, quase todos os estádios serão reduzidos após o torneiro e/ou terá seus assentos doados para países em desenvolvimento.

Presenciar uma copa do mundo no Qatar em 2022 já é bom, visitar um estádio feito de container é demais, mas já pensou em receber seus clientes ou visitas em um container?

Faz o orçamento aí, com certeza mais barato do que ir mas a proposta é (quase) a mesma.